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MensagemAssunto: Guia de Vilões- Por Momo Noguiko   Guia de Vilões- Por Momo Noguiko EmptyDom Abr 24, 2011 10:55 pm

Guia de Vilões

Guia de Vilões- Por Momo Noguiko Banner1cpia

- Cansei de ser bonzinho!

Primeiramente gostaria de agradecer aos meus amigos, Akahai Shora, Kerd Draloth e especialmente ao Hitori Ookami que me ajudaram a fazer este guia. Obrigada.



Introdução

Você cansou de ser aquele cara bonzinho, que ajuda os outros em troca de mais tapas e está sempre sem um tostãozinho no bolso mas um dia você viu uma luz no fim de seu túnel de desgraças, um ídolo que fez abrir seus olhos e você decidiu se tornar um... vilão!

Este guia tem como ideal ajudar aquela pessoa que sempre quis ter um personagem vilão para os RPs, pois de certa forma eles possuem seu charme, eu aconselho a ler e usar em conjunto com o Guia de Personagens, pois um vilão antes de mais nada é também um personagem.

E vamos mais uma vez por as mãos na massa!


Índice


Parte 1 - Como Montar
Parte 2 - Estereótipos
Parte 3 - Classes
Parte 4 - Dicas
Parte 5 - Finalizando



Parte 1 – Vendo a receita
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Antes de mais nada, um vilão sempre será um personagem como outro qualquer, com gostos, desgostos, ideais e sonhos, mas a diferença é que este tomou um caminho diferente da dos demais.


1- Eu faço o que eu quero!

Como todo aventureiro, um vilão deve ter um motivo para querer fazer aquilo que faz, mesmo com uma ação mais simples que é matar pessoas, reflita do por que ele faz isso, por que ele começou a fazer isso e qual a intenção e ganho disso tudo.

O Vilão não é apenas um artifício para se mover a história adiante: ele é um ser vivo com motivos objetivos sonhos e temores portanto para dar vida ao seu vilão é necessário ter claro a motivação por trás de suas ações

Outra coisa que deve ser observada é que os vilões possuem personalidade e inteligência, então ao escrever uma história reflita qual seria a forma que o vilão agiria de verdade, se é cauteloso e calculado ele apareceria frente aos heróis propositalmente para fazer um discurso?

2 – Um ponto vermelho no chão branco

Um vilão faz a diferença, principalmente um bem diferente, pense como vai ser seu visual e atuação, como falei no outro guia, o visual é a sua porta de entrada, então faça algo que impressione!

Vilões tem uma liberdade de estilo maior, muitos não ligam para a forma que serão vistos pela sociedade então se vestem o mais próximo de sua personalidade ou impressão que querem passar.

Outro ponto importante é o nome, ele deve representar o que você quer mostrar mas ao mesmo tempo não tem que ser tão óbvio como “ Lorde das Hordas Infernais” ou “Lorde da Escuridão”.

3- Sou ruim o bastante?

Emoções, isto é o que determina se um vilão é realmente bom ou não, um ótimo vilão é aquele que vai fazer o telespectador sentir algo, desde de medo, angústia e até simpatia com o personagem.

Os diálogos também são uma parte importante, nele o personagem denota bem suas crenças, revoltas e personalidade, pois um vilão nunca passará muito tempo com os aventureiros e terá que transmitir tudo por meio das falas.

Se o vilão é impaciente ele não vai parar para fazer discursos e explicar com detalhes seus motivos, se for pomposo porque não dar uma floreada em suas falas? Se for rústico seja o mais casual possível.

4 – Modus Operandi

Outra marca registrada de todo bom vilão e claro cada um sempre tem seu Modus Operandi, geralmente os vilões tem o costume de iniciar seu aparecimento com algo que caracterize ele, como um cartão, uma explosão, um show circense ou um buzina e por aí vai.

Sempre respeite a coerência de ações e objetivos, um vilão inteligente que deseja uma relíquia que os aventureiros querem, não vai ficar discursando na frente dos seus perseguidores, que no caso são os heróis, com a tal relíquia na mão.

Lembre-se também da motivação e psicológico, se ele acha que destruir cidades é melhor, porque ele vai ficar tramando mil planos por trás dos panos? Sempre leve em consideração o que o seu personagem pensa.

5 – Toques a mais

Algo que também marca o vilão são suas peculariedades, um exemplo é fazer algo que ele deve sempre fazer de cinco em cinco minutos ou quando aparece, como dar risada, fumar um cigarro e apagar, dar uma piscada e assim vai.

Ou nunca atacar donzelas, destruir cidades mas nunca mal tratar cachorrinhos, mas claro, com um fundo explicando do porquê ele fazer isso, talvez ele tenha um trauma de infância onde os pais mataram o seu cachorro, por isso não o faz, dê asas a sua imaginação! Isso torna seu vilão um ser humano e não uma criatura perversa e sem coração.

Para melhor referência para montar, seria bom checar o Guia de Personagens na parte de links, lá há uma lista que pode dar alguns toques no seu personagem.

Depois da base do bolo seguiremos para a cobertura, e como toda boa cobertura sempre há os clássicos, este é o mesmo caso para os vilões.


Parte 2 – “Eu irei dominar o mundo!”
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Estereótipos está presente em todos os personagens, mesmo o mais bem construído, geralmente esta é a base para se montar um bom vilão, um estereótipos usado e modificado com sabedoria, pode criar um vilão marcante, diferente do guia de personagens, aqui eu coloquei as desvantagens tanto em on quanto em off pois na minha opinião fica mais balanceado e fácil de saber o que pode acontecer se você vier a escolher tal caminho.

Lembre-se que esta é somente uma base, não use a lista puramente pois você pode acabar criando um vilão chulé que ninguém vai dar bola, por isso tome cuidado!


-O Destruidor - É o típico vilão cuja aparição sempre chama atenção excessiva. Se deixado de lado irá constantemente destruir tudo que tiver no caminho, normalmente é armado de poderes demoníacos ou legiões de monstros, seus objetivos mais comuns envolvem vingança ou pura sede de sangue

O Destruidor sempre irá entrar em aposentos alheios destruindo paredes e arrombando portas: mesmo as destrancadas e abertas!

Ponto Fraco: Chama muita atenção, não planeja direito e muitas vezes nem pensa direito na hora de lutar.

Desvantagens de uso: O uso excessivo desse estereótipo tende a tornar suas ações muito batidas, pense em Prontera, deixe-a mais bonita e não a destrua tantas vezes assim, pense como o Rei vai ficar triste em ter que pagar tantas vezes a reforma da cidade.


-O Manipulador: Ao contrario do destruidor o manipulador utiliza de palavras para atingir suas metas. Mentiras, conspirações, artimanhas e até mesmo hipnose são ferramentas cotidianas, empregadas sem nenhum escrúpulo, para ser um vilão manipulador de sucesso este deve ser dotado de um bom intelecto e astúcia na hora de lidar com as pessoas, avisando que este é um pouco mais elaborado que o outros estereótipos portanto mais complicado de montar.

Entre os recursos do manipulador temos: criar situações que incriminem os heróis, ludibriar os heróis em favorecê-lo, jogar grupos de heróis um contra os outros, manipular pessoas de poder para satisfazer seus interesses e fazer os heróis se juntarem a ele.

Ponto Fraco: Principal fraqueza: normalmente o manipulador não possui muita força física. além disso para exercer suas atividades o manipulador teve de trabalhar anos a fio ganhado confiança de pessoas importantes, não ligando muito para a arte do combate, quando a teia de mentiras é quebrada ele se torna um nada!

Desvantagens de uso: Se usado com freqüência em rps você terá um grupo paranóico que nunca vai confiar em um conselheiro real ou pessoa na vida, o ideal para um vilão assim é montar um arco de história com ele ao em vez de várias menores.


- O Caído: O caído(ou the fallen) é o Vilão que um dia já foi um herói valoroso porém algo horrível aconteceu em sua jornada resultando na quebra de seus ideais antigos e mudança da perspectiva do mundo.

Muitos não são verdadeiramente maus: talvez até estejam lutando por um mundo melhor, mas sua experiência de vida fez com que resolvesse adotar métodos drásticos e pouco louváveis para atingir seu objetivo.

Caídos entendem perfeitamente o raciocínio de heróis de bom coração e sabem exatamente onde tocá-los para que se juntem a ele, podem ou não ser auxiliados por organizações criminosas, atuando como líder ou segundo em comando.

Ponto Fraco: A principal fraqueza do Caído é ocasionais crises sobre o rumo de sua vida: se o Caído pode levar os heróis para seu lado, o oposto é verdadeiro. É aquela famosa frase “talvez ainda haja bondade nesse mundo que valha a pena lutar”.

Desvantagens de uso: Este tipo de personagem geralmente é melhor quando utilizado por PJs, no caso para NPCs o uso repetitivo acaba tirando a luz do palco dos heróis e não é exatamente isso que queremos.

Para ilustrar isso é a eterna briga do mestre de mesa e do Caído sem dar margem de participação para os jogadores, o uso repetitivo também pode ficar desgastado e cansativo.


- O Encrenqueiro: São os vilões menores: sempre armam algum tipo de confusão convenientemente próximos aos heróis por motivos diversos, um encrenqueiro raramente fará parte de algo muito importante ou ameaçar a vida dos heróis em si: mas se deixados livre vão prejudicar a paz sua e alheia.

Sempre tem o costume de reaparecer e principalmente quando os heróis estão tentando descansar, normalmente podem ser usados como alivio cômico e piadas recorrentes.

Ponto Fraco: Nunca ser mais fortes que os heróis, raramente bolarem planos realmente bons, sempre estarem perto dos heróis na hora do próximo golpe.

Desvantagens de uso: Duas palavras: Equipe Rocket.


- O Eterno Rival: Um antagonista ou grupo de antagonistas que sempre tentam competir com os heróis, os motivos disso são vários, mas o mais importante é que não importa o que aconteça eles sempre voltarão por mais, até se provarem superiores aos heróis, geralmente eles tendem ser fortes mas nunca encararem o herói até o momento certo ou serem mais fracos e voltarem na semana que vem.

Sua principal característica é ser inconveniente: Aparecer no meio de uma infiltração sigilosa gritando alto para te desafiar, na frente da toca de um monstro terrível, pouco antes da luta final ou aparecer para humilhar o grupo em um momento que estavam para conseguir respeito e confiança de alguém.

Ponto Fraco: Algumas vezes a rivalidade acaba levando a uma amizade meio torta, algo do tipo “Não morra antes que eu te mate!” e semelhantes.

Desvantagens de uso: O uso constante acaba irritando e perde o propósito na história.


-O Louco: Um vilão que perdeu sua sanidade ao longo de sua carreira e decidiu destruir o mundo, fazer pessoas sofrerem de graça, matar, conquistar o mundo, virar deus do novo mundo, ser regente, encher a paciência dos heróis e já comentei sobre dominar o mundo?

O Louco por sua ousadia e desenvoltura possui um carisma extremamente elevado: mesmo desvairado pode ludibriar as pessoas a levar suas idéias a sério e até mesmo formar organizações.

Este estereótipo possui várias sub-seções, pois não há somente uma loucura mas sim várias, vamos mostrar alguns tipos mais comuns:

Obsessivo: Os obsessivos se empenham tanto em uma coisa que acabam enlouquecendo, geralmente acham que somente eles podem e devem fazer tal coisa

e levam para métodos nada corretos, perseguem desvairadamente seus objetivos pisando em cima de todos em seu caminho, um bom exemplo deste tipo de vilão é o Gollum do filme O Senhor dos Anéis.

Ponto Fraco: Quando finalmente cumpre seu objetivo perde propósito de existir mas geralmente esse objetivo é algo praticamente impossível, é cegado pelo objetivo e incapaz de tomar atitudes ponderadas.

Paranóico: É aquele que acredita que tudo e todos estão contra ele, que tudo conspira contra a sua pessoa e que ele precisa acabar com tudo pois a qualquer momento eles o destruirão! É bem capaz de morar sozinho e atacar o primeiro que ver perto...

Ponto Fraco: Não tem aliados e dificilmente será um vilão sólido sem combinar com outro arquétipo, um bom que combinaria bem seria com Manipulador, que usa suas mentiras para se manter distante de todos.


Psicopata: O Psicopata tem como principal objetivo causar dor, morte e sofrimento as demais pessoas no mundo, gritos de agonia são um coro angelical para ele. O Psicopata pode estar inserido em uma organização que satisfaça sua sede de sangue, ser um Serial Killer independente ou ser líder de uma organização criminosa e usar de um ideal ou objetivo como desculpa para exercer seu sadismo.A essência do psicopata é: aquele que exerce o mal pelo mal.

Ponto Fraco: Falta de objetivo maior faz com que seja fácil prever seus movimentos.

Desvantagens de uso: Sua história parece saída de um manicômio e nenhum dos seus vilões pode ser realmente responsabilizado por suas ações.


O Fanático: Fanáticos são vilões implacáveis, que seguem uma crença ou ideal ao extremo, o Fanático é sempre extremamente coerente com suas crenças mas levando elas a um patamar extremista distorcido, se tornando uma verdadeira ameaça e o pior: eles são permitidos fazer isso.

O Fanático anda, fala, age e respira apenas por sua crença, nada é capaz de convencê-lo que está errado e nada o fará de se desviar de sua meta, em Ragnarok existem 2 possibilidades de se criar um fanático: sacerdotes de Freya vindos de Arunafeltz ou guerreiros tão cegos em aplicar a justiça que são capazes de matar crianças por roubar uma maçã de uma loja de frutas.

Ponto Fraco: O Fanático é facilmente manipulável por alguém que possua um bom conhecimento de suas crenças e habilidade de perverter essas crenças para ganho próprio, se o fanático vier a ver que o caminho que trilhou era errado ele perderá sua razão de vida.

Desvantagens de uso: Grupo terá uma visão bem negativa sobre religião e vão achar que qualquer religioso é fanático e tentará atacá-los.


Estas são as bases para se montar um personagem vilão, não é complicado fazer um vilão descente e memorável, é só ter um equilíbrio em todas as decisões na sua criação, agora estamos chegando na etapa final, as dicas.


Parte 3 – “Cadê meu script??”
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Uma coisa importante a se lembrar sobre antagonistas é que seus ideais divergem do das guildas de classes normais, mercenários não aceitam quebra das regras da guilda, cavaleiros serão considerados traidores da coroa e assim vai, lembre-se que pertencer a uma guilda é um contrato e que há regras, quebrá-las fará com que você seja caçado pelos membros até a sua captura, é importante saber dos códigos da guilda guia da respectiva classe.

A grande exceção dessa regra é a guilda de arruaceiros que não dá a mínima pro que seus membros façam desde que paguem sua mensalidade e não fiquem brigando dentro ou próximo da entrada que a faxineira cobra extra pra limpar sangue e as dos ninjas, desde que haja um contrato eles serão capazes de tudo mas claro, isso depende da mora de cada membro da guilda.

Lembre-se há mil possibilidades no mundo de Ragnarok, só porque há uma guilda não quer dizer que só haja uma, um exemplo: sacerdotes e templários formados fora da catedral de Prontera com patronos bem menos misericordiosos que podem ser de Freya ou Hel, isso abre um leque de possibilidades para a criação de vilões.

Finalizando, não ignore a guilda de onde vieram suas técnicas e nem arraste a guilda inteira e todos os seus membros pro lado negro só pra fazer sua história, seja coerente para que seu RP seja compatível com os demais personagens jogadores e possa se divertir com o maior número de pessoas possível.


Parte 4 – “Tia, me dá uma ajuda?”
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Evite o vilão invencível

O mundo é grande e sempre há alguém mais forte que você: mas também há alguém mais fraco!

Saiba regular a dificuldade do RP através de uma nivelação moderada de poder em seus vilões, busque objetivos condizentes com seus personagens e evite abusos, talvez seu personagem queira dominar ou destruir o mundo a longo prazo mas ele deve começar em algum lugar e acima de tudo: as duas coisas essenciais para um vilão de sucesso são: a emoção que causa e sua aceitação pelos heróis como ameaça, as maiores falhas dos vilões são serem OPs e canastrões, até protagonistas tem o direito de vencer as vezes.

Dica pro mestre: Evite que todo NPC seja absurdamente forte, há outras formas dos vilões serem bons sem ser pela força bruta.


Evite atuação canastrona

A maioria dos vilões podem ser malvados mas não quer dizer que sejam idiotas! ambições sem propósito fazem com que seu personagem perca brilho: recorrer a clichês abusivos como matar seus subordinados tira a seriedade de seu personagem, nem mesmo Darth Vader fez isso de primeira! Sem falar que não é inteligente matar subordinados competentes.


História: um fator mais que importante

Um elemento mais que importante tanto para um herói quanto para um vilão, o background, fazer uma história coerente é o mais importante, seu vilão não é mau só porque é mau, isso faz ele cai no segundo erro, a canastrice.

Explique o por quê dele ser assim, quais os motivos, ideais e ambições, um vilão é acima de tudo uma pessoa mas com pensamentos e ações diferentes da dos protagonistas, existe um leque enorme de possibilidades, é só abrir e tentar ver um.


Problemas: todos nós temos!

Você optou em escolher ser o mais poderoso mafioso de toda Rune-Midgard mas não quer dizer que você poderá dormir confortável em uma estalagem na esquina! Cada caminho que você escolher haverá uma consequência, no caso de nosso poderoso mafioso, ele seria perseguido pelas autoridades de toda Rune-Midgard, caçadores de recompensas e grupos mafiosos inimigos! Lembre-se muito bem disto e tenha sempre muito cuidado com este detalhe.


Parte 5 – Saindo do forno!
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Lembre-se que um vilão é antes de mais nada uma pessoa, ninguém nasce realmente malvado mas o que muda ela são as condições e vivência da personagem, claro, é uma exceção para os que são uma encarnação do mal ou o que valha, mas faça isso EM ÚLTIMO CASO.

Outro fator é que não é somente os heróis que podem fazer um RP voltado para eles, caso um vilão seja muito importante ou ligado ao RP, ele pode ser incorporado e fazer parte da história!


Para finalizar, aqui vai alguns links úteis:


Guia de Personagens 1.2 – By Momo Noguiko

O guia básico de personagens, agora atualizado!

http://naws.omgforum.net/roleplay-f11/guia-de-personagens-12-by-momo-noguiko-t17.htm


Guia de Cenário de Ragnarok Online – By Akahai Shora

Guia de cenário de Ragnarok Online, o mais completo e único que já vi, é ótimo para procurar sobre referências no cenário.

http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RAGNAROK/forums/t/239181.aspx


Gerador de Nomes:

Para quem tem dificuldade ou preguiça mesmo de pensar em nomes de personagens, aqui vai vários geradores.

http://rinkworks.com/namegen/

http://rumandmonkey.com/widgets/toys/namegen/969 - Nomes Japoneses


Simuladores de Char:

O básico dos programas para criação de personagens, além de ser divertido.

http://charsim.rune-nifelheim.com/ - Tem muitos hats de Rops

http://www.geocities.co.jp/SiliconValley-Cupertino/9230/

http://fanavi.net/dresser/dresser2.html - Outro com rops e alguns futuros.

http://haxe.no-ip.org/ro/ - Este tem as 3rds


Lista de Idéias Rápidas:

Ótima para criar NPCs miojo (leia-se instantâneo) ou mesmo algo rápido.

http://naws.omgforum.net/roleplay-f11/ideias-rapidas-para-personagens-t698.htm#23823


Descrição do seu Personagem:

É sempre bom ver a ficha de outras pessoas pra saber o que está à sua volta, além de ser divertido claro, melhor lugar pra pegar exemplos e se inspirar:

http://naws.omgforum.net/personagens-f10/


Criar não é difícil, é só ter base, referências e criatividade![/quote]
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